Cidade contra estado - Universidade Nômade Brasil

Cidade contra estado

Evento no FB: https://www.facebook.com/events/1076365232422752/

Cidadeestado

Série de Colóquios 2016 > MUNICIPALISMOS
2o Colóquio: A CIDADE CONTRA O ESTADO com:

Bruno Cava [ Universidade Nômade ]
Clarissa Moreira [ UFF e Universidade Nômade ]
Lucas Luz [ Unisinos ]
Roberto Andrés [ UFMG e Piseagrama ]

Os levantes de junho de 2013 mostraram que a representação política brasileira estava esgotada.
Na África do Norte e no Oriente Médio, ditaduras não hesitaram em travar sangrentas guerras contra suas populações e efetivar uma restauração violenta.
Na Europa, experiência grega resistiu às imposições da tecnocracia da União Europeia. Na Espanha, o movimento do 15M chegou às urnas e ao Parlamento com o partido Podemos, a partir de um municipalismo horizontal e constituinte experimentado em Barcelona, Madri e La Corunha.
Nos Estados Unidos, o Occupy Wall Street foi contido, mas a democracia constituinte voltor a aparecer no movimento Black Lifes Matter e, agora, nos resultados do candidato ativista Bernie Sanders.
Contudo, na América do Sul, todo um ciclo de governos progressistas parece ter se esgotado. No Brasil, a agonia do sistema político coincide com uma grave crise econômica e parece não ter saída. Paradoxalmente, quanto mais toda a representação desmorona, menos parece possível alcançar uma mudança. A lei eleitoral dificulta a criação de novos partidos, mas estamos cheios de partidos fisiológicos.
O municipalismo – no plural das experiência que o caracterizam – é, contudo, o terreno necessário de uma radicalização democrática sem a qual não haverá reforma política, nem superação dos atuais impasses.
A série de colóquios MUNICIPALISMOS mobilizará esse debate, ao longo de temas e experiências plurais, no Brasil e fora do Brasil.
Como a série de colóquios MUNICIPALISMOS, a Universidade Nômade e a Casa de Rui Barbosa seguem uma parceria iniciada em 2008.


Mostrar
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkdin
Share On Pinterest
Share On Reddit
Share On Stumbleupon
Ocultar