Lanfranco Caminiti (publicado em 11 de outubro de 2023)
Em 11 de setembro de 2001, o mundo mudou repentinamente. Repentinamente, porque ele aconteceu inesperadamente, diante de nossos olhos e ao vivo; mas, como todo grande evento na história, o processo que levou ao 11 de setembro foi de longa duração. E o 11 de setembro é um grande evento na história porque um novo sujeito da história – o fundamentalismo – apareceu repentinamente e continua a se mostrar em sua pujança. Pode-se esquadrinhar a História pela descoberta de água quente, ou dizer-se que a Idade Média terminou em 1492 com a descoberta, também inesperada, das Américas; mas prefiro pensar que o mundo é esquadrinhado quando um novo sujeito social, econômico e político aparece, independentemente de ter vencido esta ou aquela batalha. Para mim, a Idade Média termina quando surgem as revoltas dos camponeses alemães, um ciclo que durará até o final do século XIX, quando a industrialização em massa do mundo levará ao surgimento de um novo sujeito social e sua nova varredura do tempo: o proletariado.
O 11 de setembro marca essencialmente duas outras coisas: a descoberta da fragilidade do ocidente – fragilidade militar, como policial do mundo – porque, apesar de qualquer tecnologia de guerra, o fator humano continua sendo decisivo em qualquer confronto; e a fragilidade de seu papel de ocupante do mundo, seja ele abertamente colonizador ou “referência ideológica e cultural”. Há outro mundo possível lá fora, e ele é o do fundamentalismo, da sharia (a arcaica lei islâmica), não o da liberté, egalité, fraternité (1789), não o da declaração de independência de 4 de julho de 1776, não o de 7 de novembro de 1917.
Outra coisa que marca o 11 de setembro é o fim da esquerda – isto é, a esquerda que tem suas raízes no conflito capital/trabalho, que era um conflito global conduzido por um sujeito político global, o proletariado. O conflito que se abre com o 11 de setembro é de natureza completamente diferente. A caixa de ferramentas que a esquerda tem para interpretá-lo já não serve, e se encontra essencialmente dividida em duas vertentes: uma, defendendo o ocidente contra os bárbaros; a outra, piscando o olho para os bárbaros contra o ocidente. O conflito, portanto, assume um caráter ideológico, propriamente religioso. Na queda das torres gêmeas, muitos, na esquerda, comemoraram – verdadeiro epítome da frustração e da incompreensão, comemoraram o seu próprio fim. Interpretando erroneamente, nesse caso, o fundamentalismo como a continuidade das lutas de libertação nacional contra o colonialismo e o imperialismo – como se fosse pan-arabismo, como se fosse pan-africanismo. Como se fosse o Vietnã. Quando é justamente da ruptura com essa “tradição” (e com as formações políticas e classes dominantes que as representavam), ou seja, da ruptura com a “política”, com as “classes” e a “sociedade”, que o fundamentalismo se nutre.
É esse conflito que leva ao renascimento da direita ocidental e dos nacionalismos – que se colocam como os “verdadeiros defensores da civilização ocidental”, exaltando seus aspectos mais religiosos e, na política, como defensores de medidas de segurança e de guinadas autoritárias, considerando a fragilidade da democracia – e seu excesso de regras “tutelares” para as minorias – como a causa de seu declínio. O inimigo comum desses direitistas e desses nacionalismos passa a ser “o migrante”, sem entender o mais simples: se há um sujeito político, social e econômico que é o oposto e se opõe ao fundamentalismo, esse sujeito é o migrante, o errante. Os migrantes fogem dos horrores da Síria e do Oriente Médio, fogem dos horrores da África, fogem dos horrores da América Central e do Sul: eles querem o Ocidente. Eles fogem porque buscam a vida, exatamente o oposto e o contrário da esquerda e do fundamentalismo que fez do martírio, do sacrifício e do abraço à morte a força de sua ideologia, a reserva inesgotável de sua guerra. O nacionalismo identitário da direita não está interessado em combater o fundamentalismo de forma alguma – e esse é a própria razão de seu crescimento político, sua “proposta” autoritária para nossa salvação. Estamos sempre com os turcos nos portões de Viena.
E o outro sujeito político oposto e contrário ao fundamentalismo são as mulheres, porque é justamente nos corpos das mulheres – destinadas a serem portadoras de mártires – que se baseia a solidez masculina e patriarcal do fundamentalismo da jihad. Aqueles que se comovem com as lutas das mulheres iranianas – um processo, também, de longa duração – porque elas cortam suas madeixas em público ou porque desafiam a polícia moral ao custo de prisões e espancamentos anunciados e, às vezes, ao custo da morte, não raro subestimam o poder político global desse sujeito. Novo, porque ele nada tem a ver com o conflito capital/trabalho, com o século XX, mas com o conflito aberto pelo fundamentalismo com o ocidente. Nós “ainda não passamos por aí”, nós ainda não “chegamos lá”.
O ocidente, amedrontado, “persegue” o fundamentalismo, reage com seu poder de fogo travando uma guerra após a outra, e vendo o fracasso delas, uma após a outra – no Golfo, no Iraque, no Afeganistão. O fundamentalismo sai cada vez mais forte. Primeiro o 11 de setembro é reproduzido – em Madrid, em Londres, em Paris – depois a constituição de um estado, o Daesh, chega a ser tentada; finalmente, o princípio indefectível da destruição de Israel – o verdadeiro “corpo alienígena” – torna-se uma guerra aberta.
As terríveis imagens do kibutz de Kfar Aza serão contrapostas por outras imagens de pequenos palestinos sendo dilacerados por bombas israelenses, em suas casas ou em algum hospital; para cada horror cometido, alguém levantará um dedo, lembrando-se de outros horrores cometidos. E nossos corações se chocarão e se rasgarão – porque tudo isso é verdade, e cada vida humana é preciosa.
Essa não é a maneira de entender o que está acontecendo e o que podemos fazer (além de esperar por corredores humanitários, esperar por um cessar-fogo rápido, esperar por um cessar-fogo de qualquer forma – mas isso está realmente além de nós, e nos resta rezar a todos os deuses do mundo).
E para entender o que está acontecendo, para “explicar” o Hamas, o nacionalismo de Israel e o avanço da direita no mundo, a perplexidade e o declínio irreversível da esquerda, e o que devemos fazer, há o que escrevi acima.
Como se costuma dizer, vamos conversar sobre isso.