UniNômade

Ada Colau: o chamado de Barcelona

Por Círculo de cidadania, na página do FB, em 24/5

ColauBarcelona

O recém-fundado “Barcelona em Comum” venceu as eleições municipais na capital catalã, hoje, 24/5. O “comum” do nome não é a toa. Foi uma campanha inteiramente montada em pautas de resgate da cidadania contra as medidas de austeridade, uma campanha baseada nos bons encontros e afetos alegres, numa forma inovadora e profundamente democrática de fazer política. A vitória inflama de esperança aqueles que acreditam ser possível transpor ao plano das instituições toda a força dos novos movimentos e tem uma importância ao mesmo tempo para a Espanha, a Europa e o mundo.

Para a Espanha porque, pela primeira vez desde o movimento das praças do 15M, deixou para trás a encarquilhada disputa entre os partidos velhos e corruptos, renovando a vontade de participar, decidir e “amassar o barro” pela ação comum na cidade. Para a Europa, porque continua a abertura de um horizonte de renovação e luta social promovido pela vitória da Syriza na Grécia. A vitória de Ada Colau pode impulsionar novas frentes cidadãs e campanhas de novo tipo por todo o continente europeu, arrasado pela crise econômica e a frustração política.

E para o mundo, porque mostra como, entre movimentos e instituições, entre a luta direta e as eleições, é possível ocupar espaços e enfrentar as oligarquias e consensos bipartidários. Muitos certamente vão se contagiar com a onda de otimismo que o Barcelona em Comum traz.

Que os ventos da mudança que sopram da Catalunha aqueçam nossos corações e mentes, por mais mudança, por mais amor do comum e da luta!

X