UniNômade

Os garis são a cidadania em luta

Por Círculo de cidadania / Rio de Janeiro, na página do FB, em 14/3/15

GreveGaris

Um ano depois da surpreendente e vitoriosa greve selvagem (não apenas contra a Comlurb e a prefeitura, mas contra sua própria direção sindical) que atravessou o carnaval dos poderosos no Rio de Janeiro, produzindo valorização salarial e novos direitos para a categoria, os garis voltam às ruas da metrópole para reivindicar suas conquistas, lutar por mais direitos e exigir respeito e dignidade.

A importância da luta desses homens e mulheres que, diariamente, garantem a sustentabilidade da cidade e suas instituições (pois os garis também estão, por exemplo, nas escolas cuidando das nossas crianças), está além de sua importância corporativa. É uma luta autônoma que atravessa diversas pautas e coloca a cidadania como palavra de ordem concreta, expressão dos muitos desejos contidos em cada um deles e de nós.

Como aceitar que os responsáveis, a um só tempo, pela limpeza e saúde ambiental da cidade continuem socialmente invisibilizados, recebendo remunerações incompatíveis com sua importância e tendo sua dignidade atacada cotidianamente ao exercerem suas profissões? Como não se indignar diante da perseguição aos trabalhadores grevistas, que já resultou em mais de duzentas demissões, desde a greve de março de 2014?

Quando eles, agora, se levantam novamente contra a opressão diária, as propostas ultrajantes da Comlurb/prefeitura (de irrisórios 3% de aumento) e as fraudes de seu sindicato (exemplificadas na suspensão do processo eleitoral completamente manipulado pela máfia instalada na direção), chega a hora de toda a cidadania se insurgir com e por eles. O círculo de cidadania está com os garis! Unidos queremos e podemos tudo!

X